Chama Festival

Chama Festival

O Chama Festival é um projeto idealizado pela Casa Chama que teve sua primeira edição em junho de 2019. A proposta do evento é reunir artistas transvestigêneres de diversas linguagens: performance, moda, design, música e artes cênicas, em um evento que amplie nossas redes e fortaleza nossa rede de apoios, valorizando a arte de pessoas trans.

A produção artística de tantas artistas que damos suporte e admiramos é fundamental nesse processo de “transição coletiva” que propomos. Por isso, acreditamos que o encontro de pessoas cis e trans através das rodas de conversa, shows, espetáculos e pistas de danças que produzimos é muito rico e potente.

No primeiro Chama Festival: TRANS/versalidades construímos um espaço seguro para corpas dissidentes se expressarem artisticamente, valorizando seus conhecimentos e vivências. O festival aconteceu no Teatro Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo, e contou com uma programação que envolvia artistas da música, performers e estilistas travestis da cena contemporânea, gerando visibilidade e renda para 35 trans artistas. Contamos com o patrocínio das marcas Levi’s e Amstel, mas a maior parte do custo do evento foi coberto com a venda de ingressos e doações de pessoas físicas.

Consideramos que o evento foi um sucesso, tanto para divulgação das artistas, como da Casa Chama. Expandimos e fortalecemos nossa rede de aliades e acolhides, difundido nosso projeto e firmando nosso compromisso com as vidas transvestigêneres. Por isso, estamos em processo de produção de duas novas edições em 2021.

O Festival Chama em Ação acontece entre os dias 25 e 28 de abril, com uma programação totalmente on-line disponível no canal do YouTube da Casa Chama. Essa edição será composta exclusivamente de artistas transmasculines e será uma oportunidade única de exaltar suas produções e resistências. Acompanhem nossas redes sociais para mais informações sobre essa edição.

E em junho de 2021, acontecerá o 2º Chama Festival: TRANS/versalidades, com uma programação cheia de atrações incríveis para garantir uma edição ainda melhor que a primeira. Em breve divulgaremos mais informações sobre essa edição.