Atendimentos de saúde

Atendimentos de saúde

Clínica Geral e Saúde Integral

Uma das nossas principais frentes de atuação é fruto de uma articulação junto a profissionais do Centro de Saúde Escola Barra Funda, unidade do SUS localizada na Zona Oeste de São Paulo. Iniciado em 2019, o projeto consiste em proporcionar um atendimento de saúde completo, digno e gratuito para a população trans, através de acompanhamento médico continuado.

A Casa Chama é responsável por desenvolver um modelo de atendimento qualificado, que passa pela sensibilização e capacitação de profissionais do Centro, bem como pelo agendamento e organização de consultas.

Constatamos um total descaso estrutural na garantia do direito à saúde às pessoas transvestigêneres, por isso, oferecemos um acompanhamento clínico especializado que abrange também a terapia hormonal e prevenção/tratamento de HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissiveis). Recentemente também iniciamos o atendimento gratuito de fonoaudiologia junto ao Centro de Saúde com parte das pessoas atendidas.

Até o início de 2021, foram atendidas 80 pessoas por mês, alcançando um total de 250 pessoas trans em acompanhamento. Diante da crescente demanda, seguimos em articulação com outros ambulatórios para expandir esse modelo e conseguir acolher mais gente.

Para interessades em agendar atendimentos, basta entrar em contato pelo Whatsapp através do número: +55 11 93747-6868.

Núcleo de Atendimento Psicológico

No início de 2020, fundamos o Núcleo de Atendimento Psicológico, em parceria com profissionais aliados desenvolvemos um projeto de acompanhamento continuado de parte das nossas acolhides. Essa frente conta com encontros semanais para discussão dos casos e um grupo de estudos que visa desenvolver um tratamento cuidadoso e especializado.

O núcleo está em processo de estruturação visando construir um dispositivo de atendimento em grupo, a fim de atender mais pessoas. Para interessades em participar das sessões de terapia em grupo, basta enviar um e-mail para casachamapsi@gmail.com.

Também estamos elaborando um curso de capacitação para o acolhimento de pessoas trans, com duração de um ano e com o objetivo de expandir nossa rede de profissionais da psicologia aliades. Em breve mais informações.