Produção cultural

Produção cultural

A frente de produção cultural é um dos principais alicerces da nossa organização, sendo através dela que alcançamos milhares de pessoas em todo o Brasil, e também internacionalmente. Acreditamos muito no poder da cultura como uma ferramenta política de denúncia e inclusão das corpas trans, sendo parte da nossa prática o fortalecimento constante de artistas trans e de suas produções.

Em 2018, aprovamos nosso primeiro projeto no edital VAI 1, da Prefeitura de São Paulo, com o tema “Cultura e Redução de Danos”, onde promovemos rodas de diálogo, pocket shows e performances em nossa antiga sede, localizada na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Nesse mesmo ano, realizamos o sonho de produzir o primeiro Chama Festival: TRANS/versalidades, onde promovemos nossa atuação enquanto organização, além de fomentar o trabalho de tantas artistas que admiramos e fazem parte da nossa história. O evento reuniu centenas de pessoas trans e cis aliades no tradicional Teatro Oficina, em rodas de conversa, shows e performances dentro de uma programação de onde todas as atrações eram pessoas trans. Por conta do sucesso do festival, já estamos produzindo duas novas edições para 2021. Para saber mais sobre o Chama Festival clique aqui (hiperlink direciona pra aba do festival).

Em 2020, diante da pandemia do COVID-19, nós reforçamos nossa atuação nas redes sociais com ações de informação, educação e difusão de conhecimentos. Realizamos mais de 80 lives com convidades falando sobre diversos temas relacionados à experiência de vida de pessoas trans, além de termos participado de palestras em universidades e organizações parceiras conscientizando sobre nossa pauta e nossas vidas.

Através da nossa atuação forte nas redes, principalmente no Instagram, iniciamos um projeto, a convite do canal Jornalistas Livres, onde entrevistamos a cada semana uma das 30 parlamentares trans, eleites em diversas cidades do Brasil em 2020. Sendo essa uma oportunidade muito importante para alinhar nossas pautas coletivas enquanto comunidade e garantir visibilidade às parlamentares transvestigêneres.

Por fim, também realizamos o acompanhamento profissional de artistas trans, colaborando financeiramente com seus projetos e construindo pontes a fim de viabilizar bolsas e residências nacionais e internacionais. No momento, estamos assessorando nove artistas de diversas linguagens e desejamos expandir esse apoio para mais pessoas.