Leilão de Arte da Casa Chama

Leilão de Arte da Casa Chama

O 1º Leilão de Arte da Casa Chama está online! Em nosso catálogo, arquivo PDF abaixo, você encontrará a lista de obras disponíveis, suas informações técnicas e valores. Entre em contato!

Atualizado em 27 de outubro, 10:18 h.

Em sua primeira edição, o evento aconteceu na tarde do dia 23 de outubro de 2021, 15 – 20h., com a abertura da exposição e shows de cantores e DJS. A abertura contou ainda com pocket shows dos artistas Joseph Rodriguez e All Ice, que já participaram de eventos culturais da Casa Chama com o intuito de dar visibilidade à produção cultural trans e ao trabalho da organização. As obras estarão disponíveis para venda a preços acessíveis e o evento é aberto ao público. Em continuação da campanha #SalveACasaChama, que através da Benfeitoria mobilizou contribuições recorrentes, o Leilão que permitirá a Casa Chama continuar seu projeto de autonomia e dignidade das vidas trans.

A ONG Casa Chama, que desde 2018 atua em defesa dos direitos e da dignidade das populações trans, organiza um leilão beneficente em São Paulo com obras de diversos artistas contemporâneos para arrecadar fundos visando a continuidade da organização e para celebrar o aniversário de 3 anos desde a sua fundação. 

O leilão beneficente ocupa a sala de projetos com cerca de 40 obras de arte contemporânea obras de artistas contemporâneos cis e trans renomados de todo o Brasil incluindo A Andrógina, André Komatsu, Alice Yura, Ana Matheus Abbade, Ana Prata, Ana Raylander Mártis dos Anjos, Brisa Noronha, Bruna Kury, Cibelle Cavalli Bastos, Camila Sposati, Cinthia Marcelle e Digg Franco, Cleverson Salvaro, Daniel Albuquerque, Débora Bolsoni, Denise Alves-Rodrigues, Élle de Bernardini, Fe Maidel, Gaé Charrí, Gretta Sarfaty, Jonas Van, Leda Catunda, Lenora de Barros, Lourival Cuquinha, Laura Belém, Gustavo Speridião, Patricia Leite, Pontogor, Marcelo Cidade, Marilia Furman, Manauara Clandestina, Mano Penalva, Mogli Saura, Pêdra Costa, Rafa Kennedy, Rafael RG e Jefferson Santiago, Rosa Luz, Sara Ramo, Santarosa Barreto, Manata e Laudares, Sládka Medusa, Tadáskía, Traplev e Vulcanica Pokaropa, com curadoria exclusiva da Casa Chama, em clima de celebração e colaboração entre artistas trans e cis de diversas áreas que se reunirão em um espaço de troca e convivência.

1º Leilão de Arte da Casa Chama + OVR SP-Arte 2021

Direção Geral Digg Franco e Matuzza Sankofa
Frente de Cultura Cinthia Marcelle
Produção Giovanna Langone
Design annaananaaana desk – Ana Matheus Abbade
Comunicação Ana Matheus Abbade, Thata Lopes e Faraji Shakur
Montagem Los Montadores

Apoio
Becks Beer Br
55SP
Auroras
Central Galeria
Solar dos Abacaxis

Agradecemos Anita Pastonesi, Bruno Dunley, Camila Sposati, Catarina Duncan, Cristiana Tejo, Edouard Fraipont, Felipe Molitor, Fortes D’Aloia e Gabriel, Fernanda Resstom, Gisela Domschke, Isabel Löfgren, Jac Leirner, Jaqueline Martins, João Vitor Lage, Julia Morelli, Marcelo Cidade, Maria Montero, Sara Ramo, Thiago Hortala, Victor Gorgulho, Ricardo Kulgelmas.

Casa Chama • ART Sampa

Pré Galeria de artistas nã-cisgêneros

A TRANSIÇÃO É COLETIVA

As participações de pessoas trans nos circuitos e espaços institucionais do sistema da arte são pontuais –  reflexo da amnésia histórica da sociedade que já assistiu Cláudia Wonder, Lorenza Bottner, Vera Verão, Thelma Lipp, Cláudia Celeste e muitas que estiveram sempre aqui. Abafadas por estereótipos e leituras condicionadas pelos sintomas sociais da cultura e do tempo, que por sua vez, determinam as condições pelas quais a produção da obra acontece. É nas margens e centros que tais produções habitam, se potencializam em visões que permeiam futuros, imaginações impossíveis, impermanências e eternidade.

A exposição beneficente ocupa uma parede de oito metros com obras de arte contemporânea e artistas trans, são eles: A Andrógena Alice Yura Ana Matheus Abbade Cinthia Marcelle e Digg Franco Duda Faria Irmãs Brasil nullmove Rafael Bqueer Rafael Matheus Moreira Rosa Luz Vulcanica Pokaropa Élle de Bernardini Mogli Saura Yaga Goya. Com curadoria exclusiva da Casa Chama e texto de Ana Matheus Abbade, a exposição é marco na ampliação da participação de artistas trans no circuito da arte.

Em caso de venda, 50% do valor é destinado ao artista trans e 50% é revertido em doação para a ONG.

Em 2021, a Casa Chama realizou a primeira edição do Leilão Anual de Arte da Casa Chama, realizado no Auroras. Com o apoio da Galeria Central e da 55sp, o evento propõe aproximar artistas trans e artistas cis, e aliades pela criação de mais suportes que proporcionam autonomia e vida digna para as pessoas trans. A Casa Chama desempenha um papel fundamental para a pesquisa, mapeamento, suporte e divulgação das práticas e linguagens exercidas por artistas trans em todo o Brasil.


FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL
Digg Franco

PRODUÇÃO
Liah Ribeiro

LOGÍSTICA
Marina Ribeiro

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL 
Ana Matheus Abbade

EXPOGRAFIA 
Christiane Rubio

MONTAGEM 
Iano Ahmed

APOIO 
ArtSampa

AGRADECIMENTOS 
Camila Al-Cici
Cinthia Marcelle
Fernanda Reston
Laís Amorim
Marton Estúdio

Casa Chama • SP-Arte

A Transição é Coletiva. Nesta SP-Arte 2022 a curadoria de artistas trans encontra artistas cis de diversas mídias, sempre provocando o cunho da Arte Trans e Arte Cis, para juntos elaborarem visões da arte. Ações sociais, história, visibilidades diante às suas próprias manifestações em iconografias, narrativas e persistências da poética.


No catálogo abaixo você encontrará detalhes das obras de artistas que fortalecem, pertencem e perpetuam a importância da dignidade. Fortaleça a produção de artista trans e artistas aliades da ONG CASA CHAMA.

Obras de Avaf, Christian Pentagna, Guilhermina Augusti, Gil Porto Pyrata, Jac Leirner, Liah Ribeiro, Vulcanica Pokaropa, Zure Gabriel.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Digg Franco; Produção: Liah Ribeiro, Vulcanica Pokaropa;

Logística: Marina Ribeiro; Comunicação Institucional: Ana Matheus Abbade;

Expografia: Christiane Rubio; Montagem: Iano Ahmed;

Agradecimentos:  Camila Al-Cici; Cinthia Marcelle; Fernanda Feitosa; Fernanda Reston; Giovanna Langone; Laís Amorim; Matuzza Sancoffa; Marton Estúdio; Papelaria Estúdio de Design; Felipe Molitor.